Fábrica Gasômetro

Como cuidar de portas e janelas de madeira

O acabamento rústico proporcionado pela utilização de janelas e portas de madeira, a sensação de estar mais próximo da natureza e o estilo mais colonial, é o que chama a atenção de vários proprietários e pessoas que desejam uma casa com aberturas de madeira. Mas, cuidados com a manutenção de janelas e portas de madeira devem ser realizados periodicamente, desde o momento em que são instaladas e durante toda a vida útil da edificação.

A madeira, como qualquer outro material, se desgasta com o tempo, prejudicando sua aparência, forma e durabilidade. Os principais fatores que exigem a manutenção periódica deste tipo de material são os seguintes:

  • Radiação Solar;
  • Umidade
  • Parasitas, em especial cupins
  • Empenamento
 

Estes agentes agressivos à madeira geralmente alteram o aspecto funcional de portas e janelas por descuido dos próprios donos, que não fazem os cuidados e tratamentos devidos. Mas ações e tratamentos com produtos específicos ajudarão as aberturas a retornarem à sua aparência normal. Em alguns casos, dependendo do tipo de manutenção, a contratação de um bom profissional qualificado, como um marceneiro, é essencial para a perfeita regulagem e consertos e determinadas peças das portas e janelas.

Parasitas e cupins

O tratamento inicial para qualquer tipo de material é a aplicação de produto químico que impeça que parasitas e cupins ataquem a madeira e criem fendas que possibilite o apodrecimento da madeira por infiltração de água, levando até a perda de janela ou porta. Para isto, produtos como Pentrol cupim (Otto) e Pentox (Montana) são excelentes para que cupins e brocas não ataquem a madeira. Estes produtos devem ser aplicados na madeira limpa de qualquer tipo de resíduo, como forma de penetrar melhor dentro das fibras da madeira.

Radiação Solar e Umidade

A impermeabilização das fibras da madeira assegura uma barreira mais efetiva contra a entrada de umidade e proteção contra a ação dos raios solares, por isto, a utilização de produtos impregnantes que selam as fibras da madeira, como Suvinil Stain impregnante, Osmocolor Stain (Montana) e Stain Plus (Sparlack). Estes produtos possibilitam o selamento por completo da madeira até uma determinada profundidade, e o ideal é a aplicação de 3 demãos do produto para maximizar sua proteção.

Uma proteção externa contra a ação dos raios solares e umidade consiste na utilização de um verniz como filtro solar e marítimo, sendo os mais indicados Suvinil Ultra-proteção e Suvinil Triplo filtro solar. Tais produtos garantirão a proteção necessária contra agentes externos. O principal problema dos vernizes é a sua durabilidade depois de aplicado, visto que geralmente descascam ou perdem o brilho, devendo ser reaplicados dentro de um período de 1 a 2 anos como forma de garantir a durabilidade da madeira.

Empenamento

No caso do empenamento, a única solução é contratar um marceneiro com experiência para verificar a viabilidade de manutenção. No caso de portas, a utilização de uma plainadeira geralmente soluciona o problema e mantém a mesma aparência da peça original. No caso das janelas, o profissional deverá desmontar as partes, regular os pontos críticos e remontar a janela para o perfeito funcionamento. Em alguns casos, quando a solução para o problema é inviável, deve-se substituir a abertura comprometida.

Lembrete: A contratação de um profissional qualificado é a garantia de ter um excelente serviço, evitando assim despesas desnecessárias com retrabalho e perca de portas e janelas.

Conclusão

Estes cuidados essenciais com portas e janelas de madeira é o que irá deixar aquele belo aspecto que a madeira proporciona visualmente, por isso, a manutenção periódica ajudará na conservação deste material e prolongar a sua vida útil.

Precisa de ajuda?